Parlamento britânico rejeita pela 3ª vez proposta para o Brexit

0
11

Theresa May sofreu outra derrota significativa em seu plano para o Brexit. Nesta sexta-feira (29), o parlamento britânico votou para rejeitar o seu plano de retirada do Reino Unido da União Europeia. 

A derrota, por um votação de 344 contra a 286 a favor, significa que o Reino Unido está em vias de sair do bloco em 12 de abril sem qualquer tipo de plano para essa retirada, a menos que o governo apresente um plano alternativo até lá.

Isso implica em como será o plano de transição para os países e como será a relação dos britânicos com os antigos parceiros econômicos. 

Em discurso na Câmara, a primeira-ministra disse que esse cenário é um atraso para o Brexit e que pode e “destruir” a tentativa de deixar a UE.

“Hoje deveria ter sido o dia em que o Reino Unido deixou a UE – não estamos saindo hoje e essa é uma questão de profundo pesar pessoal para mim”, disse ela.

Em uma última tentativa de convencer os conservadores a votarem com ela, May prometeu renunciar ao cargo de primeira-ministra caso obtivesse o apoio.

A oferta de permitir que um novo líder partidário assumisse a próxima fase das negociações com a União Europeia, e a sua futura relação comercial, convenceu alguns dos deputados, mas não foi o suficiente.

Em nota, a Comissão Europeia lamentou o resultado da votação.

“Um cenário de saída ‘sem acordo’ é provável. A UE está agora totalmente preparada para o cenário ‘sem acordo’ à meia-noite de 12 de abril”, afirmou.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, convocou para o dia 10 de abril uma reunião de cúpula com as outras lideranças do bloco. 

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost UK e traduzido do inglês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here